F. T. Marinetti: O futuro da humanidade diante da Velocidade

Adonai Braga
2 min readOct 28, 2021

--

Ando lendo alguns textos de Filippo Tommaso Marinetti* e um deles me chamou muito a atenção, o “L’immaginazione Senza Fili e Le Parole in Libertà” (A Imaginação Sem Elos e As Palavras em Liberdade) de 1913, em que Marinetti mostra algumas coisas que poderão ocorrer com a sociedade e o homem ao passo de que ele vive e convive com a velocidade. Marinetti exemplifica a velocidade por meio da impressão de jornais internacionais (ele enfatiza a velocidade da informação), dos carros (como é essencial para o futurismo), do entretenimento e etc. Ele lista algumas mudanças da sociedade e do homem em decorrência da velocidade (e apesar de sabermos que Marinetti era um profeta do evangelho da Velocidade, ele não usa termos entusiasmados para comemorar essas mudanças, como ele normalmente faz, ele apenas as relata). Transcreverei as que eu considerei mais significativas.

“2- Medo do antigo e do já conhecido. Amor pelo novo, pelo desconhecido.

5- A multiplicação desenfreada dos desejos e ambições humanas.

7- Semi-igualdade entre homem e mulher e diminuição da desproporção em seus direitos sociais.

8- Desdém pelo amor (sentimento ou luxúria) produzido pela maior liberdade e facilidade do erotismo das mulheres e pelo exagero universal do luxo feminino. Deixe-me explicar: a mulher de hoje ama o luxo mais do que o amor. Os homens não amam as mulheres que não têm luxo. O amante perdeu todo o seu prestígio. O amor perdeu seu valor absoluto.”

Sabemos que Marinetti escreveu esses tópicos como uma glorificação da Velocidade eminente que envolvia a sociedade moderna, mas, como eu disse, ele as colocou de maneira pouco poética, mais informativa. Ele não era contra o Amor (evocando o “A” maiúsculo em memória do Poeta), mas ele se lembrou da morte dele nas relações entre pessoas, ao mesmo tempo que coloca ênfase em outro amor, como no tópico 15, “Amor da profundidade e da essência em todo exercício do espírito”, relembrando temas nietzscheanos, como da realização da Wille Zur Macht (Vontade de Potência) em todos os atos do übermensch. A Velocidade era inevitável, Marinetti fez a abraçar e viver por ela.

*Figura que discordo de muitas pensamentos, em sua maioria por terem se mostrados equivocados devido a época em que vivia e alguns devaneios (eu os considero assim) específicos, mas isso eu falarei com mais calma no ano que vem, quando espero ter lido mais dele e sobre ele.

--

--